Home / Alimentação / Qual a diferença entre Diet, Light e Zero?

Qual a diferença entre Diet, Light e Zero?

Quando você vai ao supermercado em busca dos alimentos mais saudáveis nas prateleiras, é comum se deparar com uma grande variedade de produtos com os dizeres: Diet, Light ou Zero.

Mas qual a diferença entre eles?

Qual deles não tem açúcar?

Qual não ajuda a emagrecer?

Descubra agora as características de cada um deles:

DIET

Um alimento é “diet” quando um determinado ingrediente é totalmente retirado de sua composição.

Ao contrário do que muitos imaginam, não é somente a ausência total de açúcar que classifica um alimento como diet. Outros ingredientes também pode trazer essa classificação, como sódio (sal), gordura, glúten, leite, colesterol, etc.

Os produtos “diet” precisam garantir ao consumidor que determinada substância foi 100% retirada do alimento, e que este alimento poderá ser consumido, por exemplo, por diabéticos nos casos de isenção de açúcar ou por pessoas com pressão alta, em casos de alimentos totalmente sem sal.

Em resumo, o produto “diet” é destinado à dieta com restrição a determinado(s) nutriente(s) e sua composição deve atender às necessidades físicas, metabólicas, fisiológicas e/ou doenças específicas dos consumidores.

O fato de ser um produto “diet”, não significa necessariamente que ele tenha menos calorias que o produto original. Você pode encontrar, por exemplo, um chocolate diet (sem açúcar) que para manter o sabor agradável, tenha níveis elevados de gordura e portanto altamente calórico. Não se deixe iludir somente pela palavra “diet” na embalagem do produto, pois no caso do chocolate sem açúcar, ele é indicado para diabéticos, mas não para quem quer emagrecer.

Os produtos “diet” produzidos no Brasil podem apresentar no rótulo de suas embalagens os seguintes dizeres: “sem”, “zero”, “não contém”, “não possuem”, etc.

LIGHT

O alimento é “light” quando apresenta no mínimo 25% de redução de um ou mais nutrientes ou calorias, com relação ao produto tradicional. Pessoas impedidas de consumir algum tipo de substância devem ficar atentas, pois os alimentos “light” podem conter até 75% da substância que ainda assim, o caracterizam como “light”.

Normalmente são produtos indicados para quem deseja emagrecer.

ZERO

A nomenclatura “zero” foi a última a integrar a lista de termos utilizados em embalagens de alimentos e indica que o produto apresenta restrição, isenção ou quantidade não significativa de algum nutriente, em comparação com a sua versão tradicional.

É bastante semelhante aos produtos “light”.

IMPORTANTE VERIFICAR OS RÓTULOS DOS PRODUTOS

A maior fonte de informação quanto à composição, qualidade e características dos alimentos estão nos rótulos que podem nos auxiliar na escolha correta e mais adequada na hora da compra.

É preciso analisar não somente os nutrientes ausentes, mas também os nutrientes contidos nos produtos. Um refrigerante light ou zero não possuem calorias, porém possuem maior quantidade de sódio, por exemplo.

Verificar a tabela nutricional dos rótulos nos alimentos é muito importante para ver se a composição do produto é a mais adequada para você.

Leia Também:

Já Ouviu Falar Em Kefir?

Kefir é um conjunto de lactobacilos e de algumas leveduras que, em meio líquido, dá …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!