Home / Bem Estar / O que é Mindfulness e quais os benefícios para seu corpo e mente?

O que é Mindfulness e quais os benefícios para seu corpo e mente?

O que é Mindfulness?

“Mindfulness (Atenção Plena) é um conceito normalmente utilizado para designar um estado mental\ e uma postura de vida, onde o momento presente é experienciado em sua plenitude, sem julgamentos, com abertura e curiosidade.

Esse estado de atenção pode ser desenvolvido por meio do treinamento com técnicas e exercícios de meditação.  Isto é feito em cursos com programas estruturados que oferecem atividades presenciais junto a um instrutor e à distância, combinando técnicas simples e de fácil aplicação em nosso dia-a-dia.

A prática de Mindfulness tem origem milenar e ficou mais conhecida no ocidente no fim da década de 1970, quando foi utilizada por Jon Kabat-Zinn como terapia clínica no tratamento de pacientes na escola médica da Universidade de Massachusetts, Estados Unidos.

A prática de Mindfulness no ocidente é utilizada independente de qualquer contexto religioso, sendo um método que pode ser aplicado a qualquer pessoa que sofra de stress ou que simplesmente procure saúde e qualidade de vida, independentemente da sua cultura, religião, ou sistema de crenças. A “Meditação Mindfulness” têm sido cada vez mais integradas na prática clínica contemporânea, principalmente na psicologia e medicina.

Se você deseja iniciar a prática do Mindfulness nós recomendamos o Livro Atenção Plena, que está a venda na Amazon, é um livro SENSACIONAL e barato que vem acompanhando de um CD para a prática de meditação mindfulness guiada. Clique aqui e compre agora mesmo.

A eficácia e a efetividade das intervenções baseadas em “Mindfulness”  têm sido estudadas no mundo todo por renomados centros de pesquisas, e incluem diferentes populações de pessoas considerando por exemplo diagnósticos de câncer, ansiedade, depressão, dor crônica e outros transtornos relacionados ao “estresse”; bem como em indivíduos considerados saudáveis, profissionais, estudantes, atletas, entre outros que buscam elevar a qualidade de suas vidas.

Benefícios da prática Mindfulness

Estudos neurocientíficos encontraram: – Mudanças nas áreas cerebrais associadas com a tomada de decisão, atenção e empatia de pessoas que praticam regularmente a meditação mindfulness; – A meditação aumenta a área do cérebro ligada à regulação das emoções e isso, melhora a atenção das pessoas, a capacidade de estar atento, melhora o desempenho no emprego, trabalho, a produtividade e satisfação; – A meditação aumenta o fluxo sanguíneo, reduz a pressão sanguínea e protege as pessoas contra o risco de desenvolvimento de hipertensão, além de reduzir o risco e gravidade da doença cardiovascular. – Praticantes de mindfulness apresentam menores índices transtornos mentais, melhor auto-imagem, são mais alegres, adaptados, maduros, autoconfiantes, conscientes, relaxados e auto-suficientes.

O cultivo desta habilidade pode ser feito através de práticas de meditação formais (observação da respiração, escaneamento corporal, movimentos corporais e caminhada meditativa) e técnicas informais (aplicação da habilidade de mindfulness às atividades do cotidiano). Essas técnicas são ensinadas de forma gradativa seguindo modelos clínicos elaborados e cientificamente comprovados.

A prática de Mindfulness pode oferecer inúmeros benefícios para a saúde, considerando por exemplo:

  • sentir mais entusiasmo e energia perante a vida
  • estar em melhor contato consigo próprio, outras pessoas e a vida à volta.
  • com confiança poder experienciar emoções, pensamentos e sensações que causam mal estar.
  • lidar melhor com stress e com a dor
  • desenvolver a auto-aceitação, e consequentemente também a aceitação dos outros”

Existe uma vasta gama de evidências científicas envolvendo as Intervenções Baseadas em Mindfulness. Resultados têm mostrado eficácia no tratamento dos transtornos de ansiedade, melhor adaptação a dores crônicas com aumento de qualidade de vida, diminuição das recaídas de depressão, melhora no sistema imunológico, mais habilidade para enfrentar situações de estresse, diminuição de recaídas de dependentes químicos, entre outros.

Confira clicando aqui algumas técnicas gratuitas de mindfulness

Mindfulness, Atenção Plena, Meditação Mindfulness.

Certamente você já ouviu falar sobre estes termos, talvez já tenha até experimentado uma prática.

Mas afinal o que é Mindfulness e como isto pode influenciar em sua Saúde Mental e Emocional?

Gosto de apresentar o Mindfulness com esta imagem, utilizando a metáfora de um Guarda-Chuva.

 

Para entender o Mindfulness, sem ficar confuso com as definições e explicações que vemos em todo lugar, é preciso entender sob qual ponto de vista ele está sendo apresentado e referenciado.

Resumidamente, quando falamos em Mindfulness podemos estar nos referindo a:

1) Tradução da Palavra – Sati em Páli para o Inglês Mindfulness que significa Atenção Plena em Português.

Quando falamos em Mindfulness (Atenção Plena) enquanto uma “qualidade” de atenção e de presença, é importante esclarecer que esta não é uma atitude puramente mecânica e racional de prestar atenção ou estar atento, mas sim, uma qualidade de presença intencional, gentil e aberta para o que surge momento a momento.

2) Estado Psicológico – Também podemos dizer que Mindfulness é um traço psicológico. Quando você escolhe estar neste momento prestando atenção neste texto, você está em um estado psicológico de Mindfulness.

3) Estado Mental – Você pode  escolher estar na vida em um estado mental mindful. E isto é possível a partir do momento que você toma consciência do piloto automático em que está vivendo e começa a perceber as consequências negativas que isto traz para a sua vida como um todo. O estado mental de mindfulness nos permite uma postura de abertura, de acolhimento e principalmente de presença para tudo o que vivemos, momento a momento.

4) Metodologia e Conjunto de Práticas – Mindfulness enquanto metodologia foi desenvolvido por Jon Kabat-Zinn no final da década de 70 e vem crescendo exponencialmente. A intenção do MBSR e dos diversos programas de Mindfulness que surgiram a partir dele, é nos (re)conectar com nossa capacidade de estar presente, sair do piloto automático e do estado mental reativo que nos leva ao caminho do sofrimento e adoecimento.

5) Estilo de Vida – Não tem como você incorporar as práticas do Mindfulness em sua vida sem modificar o seu modo de viver. Quando você abre o olhar para si, para o outro e para o mundo a partir de uma nova perspectiva, toda sua forma de se relacionar com estas questões são transformadas. Um estilo de vida Mindfuness nos permite Ser e Estar na vida com mais amorosidade, gentileza e compaixão.

Como o Mindfulness influencia em sua saúde mental e emocional?

Dentre vários benefícios já conhecidos sobre as práticas formais e informais, quero convidar você para refletir sobre o que eu considero muito importante para o começo do cultivo das práticas e das atitudes mindfulness em nossa vida.

Sabemos que o Mindfulness é fundamentado nas tradições budistas.

A primeira das 04 Nobres Verdades  no budismo é:

“A vida é desequilibrada, desarmônica.”

Portanto, todos nós somos passíveis a momentos de dor, tristeza, angústia e sofrimento.

O que fazemos com os fatos que nos desagradam é o que determina o peso, a duração e as consequências que os mesmos trarão para a nossa vida.

A nossa reação mediante os fatos, é que vai determinar se o ocorrido será transformado em aprendizado e crescimento ou em mágoa e adoecimento.

Em Mindfulness costumamos dizer que existem dois tipos de sofrimento:

Dor ou sofrimento primário: o que é inevitável, faz parte da natureza da vida e da nossa condição humana, não temos controle nenhum.

Sofrimento secundário: o sofrimento primário + toda a carga de julgamento, crítica, lamentação e projeções futuras negativas sobre o que vai acontecer em  nossa vida por conta do ocorrido.

Algumas literaturas em mindfulnes mencionam que do nosso sofrimento total; 15% é constituído por dor primária e 85% é constituído por sofrimento secundário.

Os comportamentos mais recorrentes no sofrimento secundário são: lutar contra a realidade, não aceitar os fatos, buscar o culpado para o ocorrido e antecipar o futuro com projeções negativas.

Quando praticamos mindfulness, seus conceitos e suas atitudes; desenvolvemos um olhar de observador sobre nós mesmos. Aos poucos vamos tomando consciência sobre nossa maneira de atuar e encarar os fatos da vida. A partir deste olhar podemos realizar escolhas, trabalhar a aceitação, o acolhimento, abrindo espaço para as possibilidades de aprendizado e solução de cada experiência vivida.

Por isso, dentre todos os benefícios do Mindfulness para a nossa saúde mental e emocional, acredito que este seja o início de tudo.

Reconhecer e aceitar que a experiência do sofrimento é Universal.

Reconhecer a nossa humanidade compartilhada, aprendendo a acolher amorosamente os nossos limites e se abrindo com gentileza para cada experiência da nossa vida.

Que tal experimentar?

 

Fontes:

www.ebomevaleapena.com.br

www. vivendomomentopresente.com

Receitas Lowcarb e Cardapio

Leia Também:

Você sabe qual é a diferença entre GRATIDÃO E OBRIGADO?

Qual a diferença entre sentir Gratidão e dizer Obrigado? Vamos lá … A origem da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *