Home / Bem Estar / Neurocientista de Harvard Comprova: Meditação não apenas reduz o estresse, mas também muda fisicamente o seu cérebro.

Neurocientista de Harvard Comprova: Meditação não apenas reduz o estresse, mas também muda fisicamente o seu cérebro.

Neurocientista de Harvard Comprova: Meditação não apenas reduz o estresse, mas também muda fisicamente o seu cérebro.

Sara Lazar , neurocientista do Massachusetts General Hospital e da Harvard Medical School, foi uma das primeiras cientistas a registrar as alegações sobre os benefícios da meditação e do mindfulness e testá-las em exames cerebrais. O que ela encontrou a surpreendeu – que meditar pode literalmente mudar seu cérebro. Ela explica:

P: Por que você começou a observar a meditação, a atenção e o cérebro?

Lazar: Um amigo e eu estávamos treinando para a maratona de Boston. Eu tive alguns ferimentos, então eu vi um fisioterapeuta que me disse para parar de correr e apenas alongar. Então comecei a praticar yoga como uma forma de fisioterapia. Comecei a perceber que era muito poderoso, que tinha alguns benefícios reais, então eu só me interessei em como isso funcionava.

O professor de yoga fez todos os tipos de alegações, que o yoga aumentaria sua compaixão e abriria seu coração. E eu pensava: “Sim, sim, sim, estou aqui para me esticar”. Mas comecei a perceber que estava mais calmo. Eu era mais capaz de lidar com situações mais difíceis. Eu era mais compassivo e de coração aberto, e capaz de ver as coisas dos pontos de vista dos outros.

Eu pensei, talvez fosse apenas a resposta ao placebo. Mas então eu fiz uma pesquisa bibliográfica sobre a ciência, e vi evidências de que a meditação estava associada a diminuição do estresse, diminuição da depressão, ansiedade, dor e insônia, e aumento da qualidade de vida.

Naquele momento, eu estava fazendo meu doutorado em biologia molecular. Então eu apenas mudei e comecei a fazer essa pesquisa como pós-doc.

Q: Como você fez a pesquisa?

Lazar:  O primeiro estudo analisou meditadores de longo prazo versus um grupo de controle. Encontramos meditadores de longo prazo que têm um aumento na quantidade de massa cinzenta na ínsula e regiões sensoriais, o córtex auditivo e sensorial. O que faz sentido Quando você está atento, está prestando atenção à sua respiração, aos sons, à experiência do momento presente e ao desligar a cognição. É lógico que seus sentidos seriam aprimorados.

Também descobrimos que eles tinham mais massa cinzenta no córtex frontal, que está associado à memória de trabalho e à tomada de decisão executiva.

Está bem documentado que o nosso córtex diminui à medida que envelhecemos – é mais difícil descobrir as coisas e lembrar das coisas. Mas nessa região do córtex pré-frontal, os meditadores de 50 anos de idade tinham a mesma quantidade de massa cinzenta que os de 25 anos de idade.

Então a primeira pergunta foi, bem, talvez as pessoas com mais massa cinzenta no estudo tivessem mais massa cinzenta antes de começarem a meditar. Então fizemos um segundo estudo .

Pegamos pessoas que nunca meditaram antes e colocamos um grupo em um programa de oito semanas de redução do estresse baseado em mindfulness.

Q: O que você achou?

Lazar: Encontramos diferenças no volume cerebral após oito semanas em cinco regiões diferentes no cérebro dos dois grupos. No grupo que aprendeu meditação, encontramos espessamento em quatro regiões:

1. A principal diferença, encontramos no cingulado posterior, que está envolvido na mente vagando e auto-relevância .

2. O hipocampo esquerdo, que auxilia na aprendizagem, cognição, memória e regulação emocional.

3.   A junção temporo parietal, ou TPJ, que está associada à tomada de perspectiva, empatia e compaixão.

4. Uma área do tronco cerebral chamada Pons, onde muitos neurotransmissores regulatórios são produzidos .

amígdala, a parte de luta ou fuga do cérebro, é importante para a ansiedade, o medo e o estresse em geral. Essa área ficou menor no grupo que passou pelo programa de redução do estresse baseado em mindfulness.

A mudança na amígdala também foi correlacionada a uma redução nos níveis de estresse.

P: Por quanto tempo alguém tem que meditar antes de começar a ver mudanças em seu cérebro?

Lazar: Nossos dados mostram mudanças no cérebro depois de apenas oito semanas.

Em um programa de redução do estresse baseado em mindfulness, nossos sujeitos fizeram uma aula semanal. Eles receberam uma gravação e disseram para praticar 40 minutos por dia em casa. E é isso.

P: Então, 40 minutos por dia?

Lazar: Bem, foi altamente variável no estudo. Algumas pessoas praticavam 40 minutos praticamente todos os dias. Algumas pessoas praticavam menos. Algumas apenas algumas vezes por semana.

No meu estudo, a média foi de 27 minutos por dia. Ou cerca de meia hora por dia.

Ainda não há bons dados sobre o quanto alguém precisa praticar para se beneficiar.

Os professores de meditação dirão a você, embora não haja absolutamente nenhuma base científica para isso, mas comentários casuais dos alunos sugerem que 10 minutos por dia poderiam ter algum benefício subjetivo.Precisamos testá-lo.

Estamos apenas começando um estudo que nos permitirá avaliar qual é o significado funcional dessas mudanças. Estudos realizados por outros cientistas mostraram que a meditação pode ajudar a melhorar as habilidades de atenção e regulação de emoções. Mas a maioria não foi estudos de neuroimagem. Então, agora, esperamos reunir essa ciência comportamental e de neuroimagem.

P: Dado o que sabemos da ciência, o que você incentivaria os leitores a fazer?

Lazar: Mindfulness é como exercício. É uma forma de exercício mental, na verdade. E assim como o exercício físico aumenta a saúde, ajuda-nos a lidar melhor com o estresse e promove a longevidade, a meditação pretende conferir alguns desses mesmos benefícios.

Mas, assim como o exercício, não pode curar tudo. Então a ideia é que é útil como uma terapia adjunta. Não é um autônomo. Tem sido tentada com muitos, muitos outros distúrbios, e os resultados variam tremendamente – afeta alguns sintomas, mas não todos. Os resultados são por vezes modestos. E isso não funciona para todos.

Ainda é cedo para tentar descobrir o que pode ou não fazer.

P: Então, conhecendo as limitações, o que você sugeriria?

Lazar: Parece ser benéfico para a maioria das pessoas. O mais importante, se você for tentar, é encontrar um bom professor. Porque é simples, mas também é complexo. Você tem que entender o que está acontecendo em sua mente. Um bom professor tem um valor inestimável.

 

Q: Você medita? E você tem um professor?

Lazar: Sim e sim.

P: Que diferença isso fez em sua vida?

Lazar: Eu estou fazendo isso há 20 anos, então isso teve uma influência muito profunda na minha vida. É muito aterrado. É estresse reduzido. Isso me ajuda a pensar com mais clareza. É ótimo para interações interpessoais. Eu tenho mais empatia e compaixão pelas pessoas.

Q: Qual é a sua própria prática?

Lazar: altamente variável. Alguns dias 40 minutos. Alguns dias cinco minutos. Alguns dias, de jeito nenhum. É muito parecido com exercício. Exercer três vezes por semana é ótimo. Mas se tudo o que você pode fazer é apenas um pouquinho todos os dias, isso também é bom. Tenho certeza que se eu praticasse mais, eu me beneficiaria mais. Não faço ideia se estou com alterações no cérebro ou não. É só que isso é o que funciona para mim agora.

 

 

Fonte: The Washington Post

Dados: 26/05/15

https://www.washingtonpost.com/news/inspired-life/wp/2015/05/26/harvard- neurocientista-meditação-não-só-reduz-estresse-literalmente-muda seu cérebro

Autor: Brigid Schulte – Palavras-chave: estudo cientifico / mudanças cerebrais / pesquisa

Leia Também:

Pular para o conteúdo principalPular para a barra de ferramentas Sobre o WordPress → Portal do Bem Estar: Mais Saúde &… 22 atualizações de plugin 32.19332.193 comentários aguardam moderação Novo SEO Sahifa UpdraftPlus Olá, Portal do Bem Estar Sair Ajuda Opções de tela Please activate your copy of the ConvertPlus to get update notifications, access to support features & other resources! Adicionar novo post Thanks for upgrading Smush! Did you know she has secret super powers? Yes, she can super-smush images for double the savings, store original images, and bulk smush thousands of images in one go. Get started with a free WPMU DEV trial to access these advanced features. Try Smush Pro Free Dismiss This theme requires the following plugins: InstaNOW, Taqyeem, Taqyeem - Buttons Addon and Taqyeem - Predefined Criteria Addon. Begin installing plugins | Dismiss this notice Dispensar este aviso. Digite o título aqui WeMind Meditação Descomplicada: Aprenda a Meditar com este APP Link permanente: https://www.portaldobemestar.com/wemind-meditacao…tar-com-este-app/ ‎Editar Adicionar mídiaVisualTexto Parágrafo P Palavras: 732 Rascunho salvo às 19:40:23. Alternar painel: OneSignal Push Notifications Send notification on post publish Alternar painel: Publicar Visualizar (abre em nova janela) Status: Rascunho Editar Editar status Visibilidade: Público Editar Editar visibilidade Publicar imediatamente Editar Editar data e hora Mover para a lixeira Alternar painel: Categorias Todas as categorias Mais usadas Alimentação Bem Estar Corpo e Mente Dietas Diversos Estética e Beleza Receitas Receitas Fitness Receitas Low Carb Receitas Sem Glúten Relacionamento e Sexualidade Suplementos + Adicionar nova categoria Alternar painel: Tags Adicionar nova tag Separe as tags com vírgulas Escolha entre as tags mais usadas Alternar painel: Imagem destacada Definir imagem destacada Alternar painel: Sahifa - More Options Hide Post Meta Hide Author Information Hide Share Buttons Hide Related Posts Hide Fly Check Also Box Alternar painel: Sahifa - Post Options Post Head Options Post Head Cover layout Display Sidebar Options Choose Sidebar Custom Styles Custom color Background Full Screen Background Ads Options Hide Above Banner Custom Above Banner Hide Below Banner Custom Below Banner Alternar painel: Quick Page/Post Redirect Make Redirect Active. Open in a new window. Add rel="nofollow" to link. Show Redirect URL in link. Redirect / Destination URL: Type of Redirect: NOTE: For a Page or Post (or Custom Post) Redirect to work, it may need to be published first and then saved again as a Draft. If you do not already have a page/post created you can add a 'Quick' redirect using the Quick Redirects method. Alternar painel: Resumo Resumo Resumos são pequenas descrições opcionais do conteúdo do seu post feitas manualmente, que podem ser usadas em seu tema. Aprenda mais sobre resumos manuais. Alternar painel: Enviar trackbacks Alternar painel: Campos personalizados Adicionar novo campo personalizado: Nome Valor Digite novo Campos personalizados podem ser usados para adicionar ao post metadados extras que você pode utilizar em seu tema. Alternar painel: Discussão Alternar painel: Slug Slug Alternar painel: Zero Bounce Disable: If activated, Zero Bounce will be disabled for this post/page. Force enable: If activated, the visitor will get redirected even if Zero Bounce itself is deactivated inside Zero Bounce settings. Individual url: You can set a custom redirect url for this post/page. Alternar painel: Autor Autor Alternar painel: All in One SEO PackAjuda ATUALIZAR PARA A VERSÃO PRO Código de pré-visualização WeMind Meditação Descomplicada: Aprenda a Meditar com este APP https://www.portaldobemestar.com/?p=3061 Se você sofre de estresse ou ansiedade conhecça o Wemind, meditação descomplicada. Fizemos uma review falando deste app clique e leia agora! Título WeMind Meditação Descomplicada: Aprenda a Meditar com este APP 63 characters. Most search engines use a maximum of 60 chars for the título. Descrição Se você sofre de estresse ou ansiedade conhecça o Wemind, meditação descomplicada. Fizemos uma review falando deste app clique e leia agora! 140 characters. Most search engines use a maximum of 160 chars for the descrição. NOINDEX this page/post NOFOLLOW this page/post Excluir do mapa de site Desativar nesta página/publicação Alternar painel: Configurações do anúncio Desabilitar anúncios nessa página Alternar painel: OH add script Hide Generic header script Hide Generic Footer script Sogo Web Development Upgrade now to a premium version and remove the ads! Upgrade now add script / style to be added to the header of the page Sogo Web Development Upgrade now to a premium version and remove the ads! Upgrade now add script to be added to the footer of the page before the (e.g Google Re-Marketing / Google Conversion ) You should put the code with the script tags Sogo Web Development Upgrade now to a premium version and remove the ads! Upgrade now Obrigado por criar com WordPress. Versão 4.9.8 Fechar o painel de mídia Imagem destacada Filtrar por tipoFiltrar por dataPesquisar mídia Pesquisar itens de mídia... DETALHES DO ANEXO o-que-e-mindfulness-meditacao.png 8 de agosto de 2018 409 KB 924 × 564 Editar imagem Excluir permanentemente URL https://www.portaldobemestar.com/wp-content/uploads/2018/08/o-que-e-mindfulness-meditacao.png Título o que e mindfulness meditacao Legenda Texto alternativo Descrição Smush Comprimir agora! Definir imagem destacada

WeMind Meditação Descomplicada: Aprenda a Meditar com este APP

Hoje, todo mundo fala em mindfulness (atenção plena) e da sua importância para a saúde …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!