Home / Alimentação / Já Ouviu Falar Em Kefir?

Já Ouviu Falar Em Kefir?

Kefir é um conjunto de lactobacilos e de algumas leveduras que, em meio líquido, dá origem a um rico alimento.

O que é Kefir?

Kefir é um alimento probiótico que favorece a saúde do intestino e do corpo como todo, pois ele é muito nutritivo, rico em proteínas boas, gorduras boas e tem baixa concentração de carboidratos, com isso, pode ser consumido por quem segue uma alimentação ou dietas low carb. Ele também apresenta uma excelente concentração de sais minerais, triptofano, que tem relação com a saúde do cérebro e muito mais.

Então se alguém te perguntar o que é kefir, você pode responder dizendo que ele é um probiótico que trás inúmeros benefícios, principalmente para o nosso intestino.

 Para que Serve o Kefir?

Como eu comentei, ele é bom para nutrir o corpo, devido sua composição ser rica de vários nutrientes, mas não é só isso, ele também ajuda muito na perda de peso e veio para substituir alguns alimentos que são considerados “saudáveis” pela mídia, por exemplo, alguns iogurtes industrializados cheios de aditivos ou algumas bebidas lácteas fermentadas que também apresentam grande concentração de aditivos e açúcares. Esses alimentos que eram para ser saudáveis, acabam fazendo mal para o nosso organismo e o kefir veio para substituí-los.

Como cuidar do kefir?

Para produzir kefir é necessário possuir os grãos de kefir, por isso é comum a doação dos grãos pelas pessoas que produzem. Esses grãos devem ser imersos em um substrato, que pode ser leite [de vaca, cabra, ovelha ou búfala], água com açúcar mascavo ou sucos, mas as formas mais comuns são pelo cultivo em leite ou água com açúcar.

A proporção indicada é de uma colher de sopa de grãos de kefir para cada meio litro de líquido. Indica-se que a mistura seja colocada em um pote de vidro, que não deve ser tampado, apenas coberto por um pano ou guardanapo e mantida a temperatura média de 20ºC a 37ºC.

Para consumir um kefir mais suave, é indicado o tempo de fermentação médio de 6 horas. Para obter o produto mais denso e ácido, o processo deve durar até três dias. Após fermentado, o prazo de validade do kefir sob refrigeração é de até três dias.

Tipos De Kefir

Para quem tem intolerância aos laticínios, existem outros tipos de kefir que ainda são ricos em probióticos e saudáveis, mas que são completamente livres de lactose.

Existem essencialmente dois tipos principais de kefir, e eles diferem de várias maneiras.

Os dois tipos de kefir são: kefir de leite (feito de leite de vaca, de ovelha ou de cabra, mas também de leite de coco) e kefir de água (feito de água açucarada ou de coco, ambos não contendo leite).

Embora o líquido de base utilizado em diferentes tipos de kefirs possa variar, o processo para a fabricação dele é o mesmo e os benefícios para a saúde estão presentes em ambos os tipos.

Todo o kefir é feito usando o “grão de kefir” e devem ter açúcar naturalmente presente, ou então adicionado, para permitir que as bactérias saudáveis cresçam e para que o processo de fermentação ocorra.

No entanto, não se preocupe, esse probiótico pobres em açúcar, porque a levedura viva ativa essencialmente “come” a grande maioria do açúcardo leite durante a fermentação.

E tem mais, o kefir pode ser feito em casa, desde que você tenha acesso aos “grãos de kefir”.

Para fazer é simples:

Adicione uma colher de sopa de grãos à 500 ml ou 1 litro de leite (se for o Kefir de leite), água (se for o kefir de água) ou água de coco;

Deixe ficar em temperatura ambiente fermentando de 12 a 36 horas, em um pode de vidro sem tampar (mas evite a presença de insetos no leite), cubra a boca com um guardanapo e para fixar, amarre um elástico na boca, segurando o guardanapo;

Após o período de fermentação, escorra o líquido com um pano de queijo (para tirar o soro) ou um coador; separando os grãos do probiótico do iogurte;

Não use colher de metal para manusear os grãos de kefir;

Lave o vidro em que o probiótico ficará, feche o pode como descrito acima;

E o seu iogurte ficará pronto para usar.

Como consumir kefir?

Para consumir o kefir é indicado passar a mistura em uma peneira para separar os grãos do líquido. Os grãos podem ser reaproveitados para produzir um novo kefir. A aparência física do kefir é semelhante ao do iogurte e da coalhada, que pode ser misturado a frutas, mel, aveia ou de acordo com a sua preferência.

Por causa do seu conjunto único de nutrientes, pesquisas mostram que ele pode contribuir para:

  •         Impulsionar a imunidade;
  •         Tratar doenças Inflamatórias Intestinais;
  •         Construir Densidade Óssea;
  •         Lutar contra alergias;
  •         Melhorar a digestão da lactose;
  •         Matar o Fungo Cândida;
  •         Desintoxicar o organismo.

E estes são apenas alguns dos benefícios desse alimento, ao ser consumido diariamente.

COMO SE CONSEGUE O KEFIR?

Bom, existem 3 maneiras de se conseguir os grãos de kefir.

– Primeira: Onde Encontrar Kefir? Você pode conseguir o kefir por meio de doação, procure em sua cidade doadores, por redes sócias “existem grupos de doação” eles iram te dar um “muda” congelada ou com um pouco de leite. A partir dai é só os cultivar, com o tempo irão crescer.

– Segunda: Doação colaborativa: A doação colaborativa é quando uma parte contribui com a outra, para que ambos os lados saem beneficiados, se o doador for de sua cidade, ele ira te pider 1 litro de leite para o kefir de leite, 1 pacotinho de açúcar mascavo pelo kefir de água. Agora se o doador for de outra cidade, ele ira te cobrar o mesmo mais o freete, ou ele irá te cobrar o freete e mais uma quantia pelo cultivo e trabalho que o doador teve com os grãos.

– Terceiro: Como Comprar Kefir? Diferente do que muitos pensam, o kefir pode sim ser comprado, muitas cidades ainda não tem doadores, então já existem pessoas que cuidam dos grãos, desidratam, fazem todo um manual para você aprender como cuidar, e mandam até sua casa com o frete grátis. Está pessoa não está vendendo, e sim cobrando os gastos que ela teve e de certa forma já incluso o frete de envio.

 

Espero que tenha ajudado você com as dúvidas sobre o Kefir 🙂

Leia Também:

O que é Mindfulness e quais os benefícios para seu corpo e mente?

O que é Mindfulness? “Mindfulness (Atenção Plena) é um conceito normalmente utilizado para designar um estado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!